Capacitação teve como objetivo de qualificar médicos e enfermeiros do município para o diagnóstico e acompanhamento das ações
A Secretaria de Saúde de Ibiá, no Alto Paranaíba, através da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, realizou uma Capacitação em Tuberculose para Médicos e Enfermeiros da Atenção Básica do município.
O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá, sendo ministrado pela Referência Técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose SMS/Uberaba, Patrícia Borges Dias Alexandre.
A capacitação destinada aos Médicos e Enfermeiros, teve como objetivo de qualificar médicos e enfermeiros do município para o diagnóstico e acompanhamento das ações dos programas de controle de tuberculose, além de planejar as ações no intuito de identificar precocemente pacientes suspeitos da doença na comunidade e assim contribuir com a meta de redução do Ministério da Saúde.
A Enfermeira Patrícia realizou discussões em grupo, esclarecendo dúvidas e repassando informações sobre a doença, modo de transmissão, diagnóstico clínico/laboratorial, tratamento e controle.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir. Os sinais e sintomas mais comuns são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de três semanas; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; emagrecimento acentuado.
C/ Ascom