Encontros são preparatórios para conferência que acontece no mês de maio, em Araxá
Oito municípios da Microrregião de Araxá, todos pertencentes à Região Ampliada de Saúde Triângulo Sul, composta por Araxá, Ibiá, Campos Altos, Pratinha, Tapira, Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana, estão realizando a Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Em Ibiá o evento aconteceu no Centro de Convenções, organizado pela equipe da secretaria de Saúde, com a participação de aproximadamente 180 pessoas, incluindo representantes de várias empresas da cidade.
A palestra, sob a responsabilidade de Vicente de Paula Resende, coordenador do Cerest/Araxá, teve como tema “Política Nacional em Saúde do Trabalhador”, suscitando junto aos participantes definições e necessidades a serem discutidas, em benefício da saúde do trabalhador, para a Conferência de Saúde que acontecerá em Araxá, de 8 a 11 de maio, no Tauá Grande Hotel.
A próxima etapa terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, com discussão em torno do eixo central “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, composto pelos seguintes sub eixos:
- O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo e
- Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos Municípios, Estado e União.
Para o palestrante, Vicente Rezende, um evento como este vai tratar sobre as políticas públicas da saúde voltadas para o trabalhador. “A importância é que a gente vai começar a colocar no Sistema Único de Saúde, a partir do local do trabalho, que é o município, onde os trabalhadores se encontram”.
O conselheiro de saúde de Araxá, e também membro da comissão organizadora e da comissão de comunicação da Conferência Macrorregional, José Reis, lembra que as reivindicações da comunidade de Ibiá serão transformadas em propostas. “Devem ser implementadas e incluídas no orçamento público, surgindo daí o controle social para fiscalizar e acompanhar todo o processo, sempre com foco na saúde do trabalhador”, finaliza.
C/ Ascom