Inicialmente, será realizado um Diagnóstico da Maturidade de Gestão (DMG) para avaliar o grau de competitividade das empresas
Cerca de 80 empresários de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Araxá, no Alto Paranaíba, reuniram-se, nesta quinta-feira (23), para o lançamento do Projeto da Cadeia Produtiva de Energia.
A parceria entre o Sebrae Minas, a Prefeitura de Uberaba e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – regional Vale do Rio Grande tem como objetivo desenvolver com as empresas iniciativas que contribuam para ampliação de mercado, aumento da produtividade e competitividade.
Participaram do evento o presidente da Fiemg – regional Vale do Rio Grande, Nagib Galdino Facury, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Manoel Rodrigues Neto, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, Edson Fernandes que, na ocasião, representou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Humberto Dutra, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araxá, Leandro Haddad.
O gerente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Douglas Martins, apresentou as potencialidades do segmento. As analistas do Sebrae mostraram os resultados da primeira etapa do projeto, quando 85 empresários do setor de serviços foram qualificados, e explicaram as novas diretrizes.
Inicialmente, será realizado um Diagnóstico da Maturidade de Gestão (DMG) para avaliar o grau de competitividade das empresas. Haverá a utilização do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que é uma ferramenta alinhada aos critérios de excelência utilizados pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptada à realidade das pequenas empresas.
O diagnóstico irá direcionar quais serão as consultorias e treinamentos oferecidos. Fizeram uso da palavra, Filipe de Deus Monte, da Gigantão Engenharia de Movimento, e Pablo Marques, da MPI Eletrônica, que já passaram por vários módulos de qualificação na primeira fase do projeto, como Sebrae Integra (Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Indicadores de Desempenho); Programas via Sebraetec (Preparação para Certificação ISO 9001, SMS – Saúde, Medicina e Segurança do Trabalho); Cursos de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. “Conseguimos nos organizar melhor, expandir a nossa visão de mercado e conquistamos grandes clientes em Uberaba e fora daqui”, expôs Filipe.
Ao final, o consultor do Sebrae, especialista em Inovação e Empreendedorismo, Marcos Fábio Gomes Ferreira, comandou um papo de negócio sobre Como Sobreviver em Tempos de Crise. “Redução de custos que não são estratégicos para o negócio, desenvolvimento de mercado e de setores de inteligência são pontos que precisam ser observados”, enfatizou Marcos.
As empresas interessadas em participar do Projeto de Energia devem procurar o Sebrae, na avenida Leopoldino de Oliveira, 3433, no Centro de Uberaba. O telefone para informações é o (34) 3318-1807.
Ascom Sebrae