Durante todo o ano cidade oferece os exames e agora,m aproveita a campanha para reforça Ra importância da prevenção
A Secretaria Municipal de Tapira está promovendo durante esse mês a atividades dentro da Campanha Mundial Outubro Rosa, dedicada à saúde da mulher. Na cidade a empreitada recebe o nome de “Se toca Tapira – Um toque de amor pela vida” e deve fazer mais de 150 exames em sete dias.
Durante toda essa semana, mulheres acima de 25 anos podem procurar o Programa Saúde da Família (PSF) portando os documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) para realizar os testes preventivos de câncer de mama e útero.
Além do diagnóstico, a Secretaria de Saúde quer ainda conscientizar a população para a prevenção dessas doenças, que atingem mais de meio milhão de mulheres anualmente no país. Em Tapira esses exames são realizados durante todo o ano, mas segundo o Secretaria de Saúde, aderir à campanha sensibiliza os profissionais de saúde e a população em geral.
A advogada Maria Auxiliadora de Castro Barbosa teve seu diagnóstico positivo para câncer nas mamas há três anos. Durante seis meses passou por radioterapia e quimioterapia até realizar a cirurgia de retirada dos tumores e se curar. “É melhor não passar por essa situação, claro. Mas se passarmos, devemos nos tratar. E a rapidez no diagnóstico e tratamento facilitam”, afirmou a advogada que fez todo o tratamento através do SUS, além de receber apoio da Prefeitura Municipal de Tapira durante esse período.
Os fatores de risco aumentam depois dos 50 anos, nas mulheres que menstruaram antes dos 11 ou pararam de menstruar depois dos 54 anos e tiveram a primeira gravidez depois dos 40. A prevenção é muito simples: o autoexame deve ser feito mensalmente (de preferência no período menstrual), evitar o aumento de peso após a menopausa, realizar os exames (mamografia e preventivo citógico) uma vez por ano. Em qualquer época as pacientes podem procurar a Secretaria de Saúde para fazer os exames.
O Jornal Minas no Foco apóia a Campanha Outubro Rosa.
C/ Ascom