Sistema de Referências Técnicas é um novo modelo de gestão do Setor
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma reunião para a apresentação das Referências Técnicas que atuam em todos os serviços prestados no setor. O encontro organizado pela vice-prefeita e titular da pasta, Lídia Jordão, contou com a participação do prefeito Aracely de Paula, do secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Élvio Bertoni, do presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Júnior, e do deputado estadual Bosco.
Lídia destaca que o Sistema de Referências Técnicas é um novo modelo de gestão do Setor de Saúde sugerido pelo prefeito Aracely, sendo fundamentado por três Assessorias Médicas – Urgência, Emergência e Internações, Atenção Primária, Média e Alta Complexidade e Atenção em Saúde da Mulher, Criança e Idoso, e seguido por referências em todos os setores e especialidades da Saúde.
“Esse modelo envolve uma governança participativa, a partir das necessidades de realização dos serviços, busca delegar funções às referencias técnicas de cada área. Semanalmente as referências se reúnem para traçarem planos, metas e relatórios, ou seja, um segmento colabora com outro, daí a importância dessa comunicação entre as referências”, destaca Lídia.
Ela ressalta que esse trabalho busca resultados melhores e garantia nos serviços de saúde ao cidadão. “Tudo dentro dos preceitos legais e determinações do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz.
A reunião destacou os trabalhos elaborados pelas referências da Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, em especial as ações de combate à dengue, gestão do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Atenção Primária. A reunião também pontuou a entrega de novos uniformes e kits com instrumentos de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde.
O prefeito Aracely afirmou que a saúde é principal prioridade do município e não vai medir esforços para que a população tenha atendimento humanizado e de qualidade.
Ascom PMA