Eles buscam esclarecimentos sobre Portaria do município, assumindo a regulação dos pacientes de 27 municípios
A regulação que é o agendamento dos pacientes nas cidades que oferecem atendimento de alta complexidade, trabalho que sempre foi coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, está sendo alterada. A Prefeitura de Uberaba publicou ontem, Portaria PMU nº 051 de 27 de novembro 2019, onde o município assume total responsabilidade para regular os pacientes de Araxá e da Microrregião.
Com a mudança, os atendimentos passam a ser agendados pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, priorizando os pacientes da cidade, iniciativa que pode prejudicar os doentes das outras cidades. A secretária de Saúde de Araxá, Diane Dutra, participa da reunião Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), realizada, hoje, quinta-feira, dia 28 de novembro, exigindo o direito dos pacientes da cidade e da Micro.
Ela entende que a atitude repentina sem estruturação, deixa 27 municípios com seus pacientes sem regulação, demonstra total desrespeito com os gestores da Macro Triângulo Sul e com os pacientes do SUS. “Estamos com pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) precisando de vagas e não conseguimos a transferência, assim como outros municípios também não estão conseguindo”.
Os representantes dos municípios entendem que o Estado é o responsável pela distribuição dos pacientes e com a mudança na condução do processo Uberaba está se sobrepondo à participação do Estado. Os secretários de saúde foram pegos de surpresa e questionam os critérios de classificação e de oferta de vagas que não estão claros.