Vereador Raphael Rios ainda solicitou melhorias no Conselho Tutelar e um Fórum Comunitário
O vereador Raphael Rios (SD) cobrou melhorias para o acesso de alunos, funcionários e demais usuários da unidade Sesi Senai de Araxá, sediada nas imediações da avenida Hítalo Ross. O assunto foi debatido durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (2).
Em visita ao local a convite da diretoria do Sesi Senai, o vereador constatou que a maioria dos alunos vai a pé para a instituição e enfrenta dificuldades para transitar pela Hítalo Ross devido ao intenso tráfego de veículos. Além de não contar com faixas de pedestres, a passarela metálica do viaduto está em péssimas condições de uso, com corrosões em pontos de sustentação e piso e gradis soltos nas proteções laterais.
Muitos alunos preferem se arriscar pela calçada que fica do lado oposto com medo de passar pela passarela. Raphael Rios solicita providências, por meio de requerimentos, à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, para reforma geral da passarela, limpeza e capina nos arredores da unidade, e à Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran), para pintura de faixas de pedestres e sinalizações necessárias para a segurança dos usuários da via.
Conselho Tutelar necessita de melhorias
Outro assunto debatido pelo vereador foi quanto à situação do funcionamento do Conselho Tutelar em Araxá. A sede da entidade necessita de mobiliário, equipamentos de informática e segurança, bebedouro, além de um veículo novo para o trabalho de campo dos conselheiros. O colegiado formado pelos conselheiros também reivindica melhorias salariais e benefícios, tendo em vista que todos trabalham com crianças e adolescentes que estão em risco social ou tiveram direitos violados.
Um requerimento foi apresentado à Secretaria de Ação e Promoção Social para o estudo dessas reivindicações.
Fórum Comunitário sobre a Coleta Seletiva
O vereador também requereu um Fórum Comunitário para debater a atual situação da Coleta Seletiva e buscar soluções para as associações e cooperativas que realizam esse trabalho em Araxá.
Em sua justificativa, Raphael relatou que recentemente visitou galpões onde deveriam ser armazenados os materiais recicláveis recolhidos pela cidade.
“Além do problema social das famílias, também existe a questão ambiental, visto que o trabalho de Coleta Seletiva caiu muito, o que impacta diretamente na vida útil do Aterro Sanitário”, destacou.
Raphael acrescentou que a situação das famílias dos galpões já está sendo analisada pela Secretaria de Ação e Promoção Social e espera que esse problema seja solucionado em breve.
Ascom Vereador Raphael Rios