Ações do Sesc vão abordar “Segurança Alimentar” em abril
O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, terá como tema, em 2015, a Segurança Alimentar. Como parte de suas ações de promoção da saúde e em sintonia com as diretrizes internacionais, o Sescinicia, na segunda feira (06), em Araxá, no Alto Paranaíba, a Semana da Saúde.
Com o objetivo de orientar a população sobre a importância do cuidado com a alimentação, as equipes do Serviço Social do Comércio, Sesc, realizam atividades como dinâmicas, exibição de vídeos e orientações educativas na Escola Estadual Eduardo Montandon, situada na avenida Vereador João Sena, até a sexta-feira (10/04).
O projeto conta com a parceria do Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e combate ao desperdício, que possui uma unidade de coleta e distribuição no município de Uberlândia.
Nas ações realizadas com os alunos haverá orientações com a cartilha do Turminha do Mesa, atividade que informa sobre a relação entre a saúde, a alimentação e a sustentabilidade, de forma lúdica, para crianças.
Além de Araxá, outras dezesseis cidades participam da campanha. Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Almenara, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberlândia, Uberaba e Grussaí, no Rio de Janeiro, fazem parte da programação.
Dia Mundial da Saúde
Estabelecido em 1948, o dia 7 de abril aborda um tema definido anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da instituição, alimentos não seguros, ou seja, que contêm substâncias químicas ou micro-organismos nocivos levam 2 milhões de pessoas à morte por ano no mundo – inclusive crianças. Esses alimentos são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia até o câncer.
A OMS lançou cinco chaves para uma alimentação mais segura. O objetivo é ajudar a população em geral, fornecedores, manipuladores e preparadores de alimento. As chaves são: mantenha o ambiente limpo; separe alimentos crus de cozidos; cozinhe-os bem; mantenha-os a temperaturas seguras; e use água potável e matérias-primas de qualidade.
Na Semana da Saúde promovida pelo Sesc, essas e outras dicas, como aproveitamento integral de alimentos e manipulação adequada, serão repassadas como forma de contribuir para o combate ao desperdício e para mais segurança alimentar e qualidade de vida.
Com Ascom Sesc/Minas Gerais