Minas no Foco

Semana Santa é marcada por procissões para católicos

Na noite de quarta feira padres celebram na Catedral em Uberaba

Por Janaína Silva

A Semana Santa para os católicos representa oito dias de orações e reflexões. Cada paróquia define a programação de segunda a quarta, enquanto que nos demais dias o roteiro é o mesmo.

Na terça feira na Igreja Matriz de São José, no bairro Urciano Lemos, aconteceu a procissão do Encontro. As mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores e os homens com Nosso Senhor dos Passos.

O Encontro deles aconteceu na Igreja Matriz onde a celebração foi realizada. “Neste dia narramos as sete últimas palavras de Jesus na cruz”, relatou Geovane Geraldo Silva, pároco.

Na programação da Paróquia do setor norte na manhã quarta-feira (12), teve a missa dos idosos. E na sequência dos momentos que relembram a trajetória de Jesus, quinta feira, em toda cidade, é a Missa do Lava Pés, onde padres escolhem os fieis que terão os pés lavados pelos sacerdotes durante a celebração.

Na Sexta Feira da Paixão, ou Sexta Feira Santa, é o único dia no ano em que não há missa. No período da tarde, 15h, os fiéis participam da adoração a Cruz, seguindo a mesma programação em todas as paróquias, os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

No calendário de orações tem ainda a Missa do Sábado de Aleluia, onde também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo; e do Domingo de Páscoa, encerrando o período da Quaresma.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts