Minas no Foco

Servidores e membros do Instituto de Previdência de Patos de Minas recebem certificação

Em 2020, a Portaria 9.907 ampliou a exigência também para os profissionais que atuam na gestão

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) entregou moção de reconhecimento a membros do conselho, servidores e superintendente que conquistaram certificados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

Desde 2008, as normas gerais dos Regimes Próprios de Previdência Social obrigam que os gestores responsáveis pelas aplicações dos recursos nesses sistemas tenham certificação na área de investimentos. Em 2020, a Portaria 9.907 ampliou a exigência também para os profissionais que atuam na gestão dos RPPS, como membros dos conselhos deliberativo e fiscal e membros do comitê de investimentos.

Atento às exigências legais, o Iprem vem gradativamente aplicando medidas para que todos os profissionais do instituto adquiram as devidas certificações. Uma delas foi propiciar aos servidores cursos voltados para a área e possibilitar a realização dos exames das associações. Todos que se submeteram às provas foram aprovados.

Obtiveram a Certificação dos Gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social da Apimec: o superintendente do Iprem, Carlos André Rodrigues; os servidores Míriam Adriana de Magalhães, lonara Jissele Santos Silva, Glícia de Bessa Melo Reis, Frederico José Moniz Galvão de Albuquerque; e os membros do conselho Jonas Aparecido Alves e Edna Caetano da Silva.

Pela Anbima, a servidora Alessandra Maria de Santana foi certificada na CPA-10. Já Luma Ferreira Correia conquistou uma das mais altas certificações da associação, a CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento), que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos.

Segundo o superintendente Carlos André Rodrigues, poucos institutos têm profissionais certificados na CEA, o que torna a habilitação de Luma uma grande conquista para o Iprem, assim como as certificações dos demais servidores. “É necessário conhecimento para contribuir com a melhoria do sistema, por isso trabalhamos a capacitação efetiva de todos os servidores e dos membros do conselho”, disse ele.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts