Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Governo de Minas Gerais, palestras antecipam o evento principal, que ocorre em novembro
Em novembro, o Sesc em Minas, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Governo de Minas Gerais, realiza a quarta edição do Fórum Políticas Culturais em Debate, com o tema ‘Desafios da Produção Cultural em Tempos de Pandemia’.
Mas este ano, a programação do Fórum terá uma novidade: nos dias 29 de setembro, 13 e 27 de outubro, será realizado um evento pré-Fórum, com três palestras que abordarão os temas “Novos desafios da produção cultural em tempos de pandemia”; “Paisagem Cultural e Turismo: a cultura como geração de emprego e renda”; e “O Mercado Cultural em Tempos de Pandemia”.
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no link https://bit.ly/3kvmExI. A abertura das inscrições para cada palestra acontece uma semana antes da sua realização, com 250 vagas para cada uma. A transmissão será feita via Sympla Stream.
A realização das palestras antes do evento principal, em novembro, tem como objetivo entender as expectativas do mercado de cultura quanto à programação e os temas elencados para o Fórum.
Veja abaixo a programação do pré-Fórum:
Dia 29 de setembro (terça-feira) | 20h
PALESTRA: Novos desafios da produção cultural em tempos de pandemia
Mais informações: https://bit.ly/3c97BXA
Palestrante: Perrine Warmé-Janville
Adida de cooperação e ação cultural em São Paulo / Embaixada da França no Brasil. Mestre em inglês e musicologia pela Université Paris Sorbonne, e mestre em gestão cultural pela Business School francesa HEC, com várias experiências na França, nos Estados Unidos e no Brasil nas áreas de edição, tradução, produção musical, ensino, consultoria.
Trabalhou como diretora adjunta da Escola Nacional de Artes de Paris-Cergy, na França, e depois como assessora especial encarregada das Américas e dos Caribes no Departamento de relações internacionais do Ministério da Cultura francês.
Dia 13 de outubro (terça-feira) | 20h
PALESTRA: Paisagem Cultural e Turismo: a cultura como geração de emprego e renda
Mais informações: https://bit.ly/33Dpudp
Palestrante: Leônidas Oliveira
Professor da PUC Minas, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Ele também ocupou recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do Governo Federal.
Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Mineiro de São Gotardo, Leônidas Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas e mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/ Gregoriana de Roma, Itália. É doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha. Em maio deste ano, assumiu o cargo de secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a convite do governador Romeu Zema e do vice-governador Paulo Brant.
Dia 27 de outubro (terça-feira) | 20h
PALESTRA: O Mercado Cultural em Tempos de Pandemia
Mais informações: https://bit.ly/3iGDXeX
Palestrante: Kátia Lattufe
Profissional com experiência integrada em negócio e desenvolvimento humano. Em negócios: possui larga experiência com mais de 40 anos na área de entretenimento, sendo que desde 1994 dedica-se às atividades de administração, gestão cultural e venda de ingressos. Hoje diretora de Negócios da Sympla, passou por empresas como Ticketmaster Brasil e Ingresso Rápido, empresa que foi sócia até 2018.
Trabalhou como atriz, produtora e administradora cultural durante 20 anos (1978 à 1998), tendo participado de diversos movimentos culturais, espetáculos e produções teatrais neste período, principalmente no eixo RJ / SP. Em Desenvolvimento Humano: dedica-se às mais diversas práticas de meditação, desde 1988, como meditações terapêuticas, criadas pelo mestre indiano Osho; técnicas tradicionais, como Vipassana e Zazen (mais amplamente conhecidas como “Mindfulness”) em longos períodos de prática diária e retiros. Dedica-se ao estudo do pensamento integral de Ken Wilber desde 2005, participando de diversos cursos e grupos de estudo, incluindo o estudo da Spiral Dynamics.
Finalizou sua formação em consultoria e facilitação na 2ª turma da Certificação MetaIntegral em 2018 (Instituto CHIE). Especializada no estudo do Eneagrama, que estuda desde 1997, tendo participado de diversos cursos, grupos de estudo e dinâmicas. Certificada pela Integrative 9 Enneagram Solucions para aplicação do Eneagrama como ferramenta de apoio no desenvolvimento de pessoas, principalmente em papeis de liderança.
SERVIÇO
Palestras pré-Fórum Políticas Culturais em Debate
Data: 29/09, 13/10 e 27/10/2020
Horário: 20h
Inscrições: neste link: https://bit.ly/3kvmExI
Onde: Sympla Stream
Gratuito