Legislativo foi notificado na noite de quinta feira e tem 24 horas para convocar os dois ex-vereadores
A Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, tem até às 19h dessa sexta feira, 11 de setembro, para convocar os suplentes Onilda Soares (PT) e Moacir Santos (Pastor Moacir/PDT), para ocuparem as cadeiras dos vereadores afastados pelo judiciário, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais e Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira (Professor Cachoeira/PDT) e Marcílio de Faria (Marcílio da Prefeitura/PT). Marcílio e Cachoeira também estão presos temporariamente.
Eles são acusados de participarem do esquema de compra e venda de apoio político na Casa da Cidadania, que teria sido orquestrado pelo ex-vereador Miguel Alves Ferreira Junior, na época da sua reeleição para a Presidência da Mesa Diretora.
Segundo o comunicado enviado à Câmara, eles são afastados, sem prejuízo as suas remunerações, conforme determina a lei. Com isso, passa para a 22 o número de vereadores pagos pela Câmara de Araxá, sendo que sete estão afastados de suas funções.
Onilda Soares já foi vereadora por um mandato e entre novembro e dezembro de 2014, assumiu a suplência na Casa, na vaga do agora afastado, Vereador Marcílio, que se licenciou para tratamento de saúde.
Pastor Moacir foi suplente por cerca de um ano e nove meses, na vaga do Vereador Mauro da Silveira Chaves, que estava licenciado na época para ocupar a então criada Secretaria de Segurança Pública, no Governo Jeová Moreira da Costa. Os suplentes, conforme regimento da Casa, tem até 15 dias para tomar posse.