Metas agora implementadas, direcionaram-se para a ampliação do universo de empresários filiados
Acontece nesta sexta-feira, dia 14, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a segunda reunião da nova fase dos Encontros Regionais de Presidentes e Executivos das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (ACEs).
A nova etapa, iniciada em 12 de agosto com a reunião na sede da Federaminas de dirigentes das ACEs dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, objetiva avaliar os resultados práticos da implementação nas entidades das metas aprovadas durante os sete encontros da primeira etapa dos encontros regionais.
Esses encontros tiveram lugar em Uberlândia, Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares, Varginha e São Lourenço e objetivaram capacitar os dirigentes das ACEs para que trabalhem de forma mais eficiente e produtiva à frente de suas entidades, de modo a disponibilizarem resultados positivos aos seus quadros de empresas associadas.
As metas agora implementadas direcionaram-se para a ampliação do universo de empresários filiados, o fortalecimento da representatividade junto ao poder público e à sociedade – através de ações relativas a segurança pública, infraestrutura, desenvolvimento regional e outras -, o aprimoramento da integração e comunicação entre as ACEs e com a Federaminas, e a criação de ferramentas e produtos voltados para a sustentabilidade das associações comerciais e das comunidades em que se encontram inseridas.
Os Encontros Regionais das ACEs de Minas Gerais são o novo desenho do encontro de presidentes e do encontro de executivos realizados anualmente pela Federaminas e que reuniam, em uma única edição, representantes das mais de 300 associações comerciais mineiras. O formato adotado neste ano pelo presidente da entidade, Emílio Parolini,é desdobramento das diretrizes definidas para a sua gestão, tendo por embasamento o tripé Sustentabilidade, Capacitação e Resultados.
As próximas reuniões da segunda etapa dos encontros regionais acontecem nos municípios de Montes Claros (dia 19), Governador Valadares (dia 24), Ubá (dia 26), São Lourenço (1º/9) e Varginha (2/9).
Federaminas propõe ações à Frente em Defesa do Comércio
Ao participar de reunião de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, sugeriu como ações em favor do setor comercial a manutenção de regime especial de ICMS para os atacadistas, medidas de segurança em benefício dos estabelecimentos de comércio e regulamentação destinada a desestimular a ocorrência de feiras itinerantes. O líder classista disse que esses pleitos foram formulados em encontros regionais de associações comerciais realizados pela entidade.
Na reunião em 11 de agosto, na sede da ACMinas, o deputado Bosco (PTdoB) enalteceu a iniciativa do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) de propor a criação da frente parlamentar, dizendo que “o setor comercial é extremamente importante para os municípios, haja vista que nem todos têm vocação para a indústria, mas, de fato, todos têm comércio, gerando emprego e renda”.
Ascom Federaminas