Evento será dia 7 de abril, no Teatro Municipal de Araxá, com entrada gratuita
O Circuito CBMM de Cultura e o Sempre Um Papo abrem a programação 2015, em Araxá, com escritor, compositor e vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, para o debate e o lançamento do livro “Pólvora” (Editora Belas-Letras).
No encontro, o músico fala sobre a carreira literária e conta como surgiu a ideia de escrever esse romance policial, que se tornou um sucesso na internet, com mais de 100 mil downloads. O evento será dia 7 de abril, terça-feira, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá, com entrada gratuita.
Em 2011, Tico Santa Cruz publicou o livro “Pólvora” em forma de capítulos em seu blog e se surpreendeu com o envolvimento dos leitores: foram mais de 300 mil visualizações e 100 mil downloads.
Depois do sucesso da iniciativa virtual, a editora Belas-Letras lançou, em 2014, uma edição especial impressa, com ilustrações de Carlinhos Muller, revista e editada. De acordo com Tico, a saga pode ser classificada como “policial, psicótica, suja, politicamente incorreta e sem compromisso algum com qualquer tipo de estética literária”.
Em sua primeira incursão no mundo da ficção, o autor transborda excitação e apresenta um misto de loucura e fantasia urbana por meio de seus personagens, fazendo com que a trama da linda, provocante e misteriosa Lorena deixe um rastro de morte por onde passa. O livro é, ainda, uma crítica contundente e caricata ao sistema político, social e econômico brasileiro.
Tico Santa Cruz nasceu em 1977, no Rio de Janeiro. Cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Educação Física. Em 1997 formou a banda de rock brasileiro Detonautas Roque Clube, com cinco discos e três DVDs lançados, com mais de 500 mil cópias vendidas.
Seu primeiro livro, Clube da insônia, também da Belas-letras, saiu em 2012, com textos reunidos de seu blog, que já ultrapassa a marca de 15 milhões de visualizações. Em 2013, lançou seu segundo livro,Tesão, de poesias e textos eróticos. Foi colunista do jornal carioca O Dia, entre 2007 e 2009.
Formou o grupo de performance cultural Voluntários da Pátria que, desde 2006, trabalha com literatura, teatro e música, com temas relacionados a política e cidadania, levando debates a escolas, universidades e presídios.
Com uma atuação bastante relevante nas redes sociais, Tico Santa Cruz posta diariamente textos em seu Facebook, com cerca de meio milhão de seguidores. Twitter: @Ticostacruz Instagram:@Ticostacruz