Reunião com a Funasa debateu a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto
A Prefeita de Tapira, no Alto Paranaíba, Liliane Machado Costa Venâncio, o Vereador Elizeu Daniel Lourenço e o Consultor de Convênios Pauloez Henrique de Souza estiveram em Belo Horizonte para participar de uma reunião na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
O tema foi encontrar alternativas para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Tapira. Segundo Edicleusa Veloso Moreira, Superintendente Estadual da FUNASA em Minas Gerais, há grandes chances da ação ser concretizada. “Uma vez que a cidade de Tapira já conta o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Projeto de Execução da Estação de Tratamento de Esgoto e já possui o terreno para a implantação da mesma vocês já estão com um bom caminho andado”, destacou.
Pauloez Henrique de Souza, Consultor de Convênios, explicou os trâmites a serem seguidos para pleitear a execução da ETE e os entraves ligados a eles. “Após o período eleitoral iremos propor algumas visitas à sede da FUNASA em Brasília e junto ao Ministério das Cidades, tentando viabilizar a inclusão da obra da ETE de Tapira no PAC 2. Embora a chance exista, sabemos que o período pós eleitoral é marcado por um intenso hiato de ações em qualquer esfera de governo, mas estaremos nos movimentando no sentido de viabilizar o empreendimento”.
Liliane Venâncio destacou o esforço que a Gestão Municipal tem feito em busca de concretizar a obra e enfatizou a sua importância em um contexto amplo. “A implantação da ETE de Tapira é um sonho da grande maioria dos tapirenses. Esta obra, quando finalizada, vai ser um marco para a cidade, demonstrando responsabilidade com o meio ambiente e visão de futuro. Entendo que Tapira tem um vasto potencial turístico, mas se torna contraditório falar de turismo ecológico quando jogamos nosso esgoto nos córregos que cortam a cidade. Esse é um problema que veio atravessando várias gestões e que agora, nós assumimos o compromisso de lutar a todo custo para resolvê-lo. Já nos reunimos com a COPASA e agora com a FUNASA, sempre buscando alternativas e eu tenho certeza de que Deus vai premiar o nosso esforço”, finaliza a prefeita.