Minas no Foco

Uniaraxá recebe Comissão do MEC para reconhecimento do curso de Engenharia de Produção

Processo é composto pela avaliação de três dimensões

Uniaraxá recebe Comissão do MEC para reconhecimento do curso de Engenharia de ProduçãoO Ministério da Educação (MEC) enviou no início desta semana uma Comissão de Avaliação de Cursos para avaliar o curso de Engenharia de Produção, lançado no início de 2010 pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no Alto Paranaíba.

As Universidades e os Centros Universitários têm autonomia para criarem cursos e, após decorrida a primeira metade da sua instalação, essas instituições devem solicitar a visita de uma comissão de Especialistas do MEC para o seu reconhecimento.

A comissão é composta por dois avaliadores que são professores em outras instituições. Esses professores foram sorteados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis) e ficaram em Araxá na segunda e terça-feira, realizando no Uniaraxá uma série de levantamentos, averiguação de documentos e constatando se o que estava no projeto inicial do curso está sendo cumprido.

O processo é composto pela avaliação de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica do curso, Corpo Docente e Infraestrutura, além do cumprimento dos Requisitos Legais e Normativos.

As fontes de consultas que os avaliadores utilizam são o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formulário Eletrônico preenchido pela Instituição no Sistema Eletrônico do MEC, além da documentação comprobatória e visitas às instalações do Campus.

Uma breve reunião foi realizada para encerrar a visita. Na oportunidade, o reitor do Centro Universitário, Professor Válter Gomes, destacou a oportunidade da instituição por ter recebido dois especialistas no período da avaliação e acrescentou a importância do reconhecimento do Curso de Engenharia de Produção pelo MEC.

Ainda sobre a visita, Válter Gomes afirma que o processo de preparação para recebimento de uma comissão avaliadora é muito interessante. “É um dos momentos em que a Instituição revê todas as suas ações com foco na qualidade do ensino: são revisados os seus processos internos, rotinas e documentação; e é realizada uma profunda autoavaliação de desempenho, o que sempre gera oportunidades de melhorias”, explica.

Provavelmente no início da próxima semana, o MEC enviará o relatório. A expectativa, claro, é do reconhecimento do curso de Engenharia de Produção, considerando o nível elevado dos profissionais e da estrutura do Uniaraxá.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts