Equipamentos foram adquiridos com recursos de verbas vinculadas da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretário de Saúde de Perdizes, no Alto Paranaíba, Clésio Afonso Borges e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Cardoso, estiveram nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro Cruzeiro e do Bairro Novo Horizonte. Eles realizaram a entrega simbólica de duas câmaras verticais para conservação de imunobiológicos, que serão utilizados para a refrigeração de vacinas nestes postos de saúde do município.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos de verbas vinculadas da Secretaria Municipal de Saúde. Com os novos materiais de refrigeração, as Unidades Básicas de Saúde terão ganho, principalmente, na conservação das vacinas. Não há grande perda de temperatura, conservando assim por muito mais tempo as doses. Além disso, os novos equipamentos têm um sistema de conservação de temperatura, mesmo em caso de falta de energia elétrica. Com isso, por até 48 horas, elas continuam refrigeradas.
Além das máquinas para refrigeração, a prefeitura tem investido, na renovação dos equipamentos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos fazendo investimentos importantes, como por exemplo, novos consultórios odontológicos nos PSF’s, novo ônibus e novos carros para melhor segurança e conforto dos pacientes que necessitam de atendimento fora da cidade, casa de apoio em Uberaba mais ampla e arejada para receber pacientes e acompanhantes, dentre outras melhorias, e agora também na parte da conservação de vacinas. São duas câmaras para atender as duas maiores UBS, da zona urbana de Perdizes, então é todo um avanço, todo um processo que a prefeitura tem feito para melhorar as condições de saúde, e tendo equipamentos novos, veículos novos podem dar maior qualidade no nosso serviço prestado à população”, explica o Prefeito Vinícius Barreto.
“É um grande ganho das Unidades Básicas de Saúde, para o município de Perdizes, e também pra toda a população, que vai ter a certeza que irá receber uma vacina apropriada, adequada e condicionada de maneira correta”, relata o secretário Clésio. As novas câmaras de refrigeração contêm uma maior capacidade de armazenamento, possibilitando assim que mais pacientes sejam atendidos com a vacinação. “Com isso temos a garantia da vacina, de não ocorrer à perda por oscilação de temperatura. Condicionando um número maior de vacinas, e evitando assim que a população venha a procurar essa vacina e que ela esteja em falta,” conclui a Coordenadora de Vigilância em Saúde a enfermeira Fernanda Cardoso.