Mais de 250 urnas já estão prontas para as eleições no município
Por Wallace Coelho
A Justiça Eleitoral de Araxá, Alto Paranaíba, começou o procedimento de lacração das 253 urnas eletrônicas pertencentes Zona Eleitoral, na manhã desta quinta-feira (25). A ação acontece na sede do 37º Batalhão da Polícia Militar em Araxá, no bairro Jardim Natália, Setor Norte da cidade.
Diversos métodos são usados para evitar as alterações e as fraude
s nas urnas. O processo abrange o armazenamento dos dados dos candidatos e a colocação de um chip para salvar os votos. Todas as informações são identificadas por assinaturas. A lacração é a colocação de lacre para impedir a entrada de qualquer dispositivo móvel no equipamento.
Todos os partidos foram convidados a comparecer para o lacre das urnas. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Fabrício Marra, o procedimento é necessário para evitar que fraudes possam acontecer.
“É o momento de oficializar as urnas e também por motivo de segurança. Dessa maneira vamos transmitir o que foi criptografado no equipamento para mandar ao TER, para que no dia das eleições não tenha nenhuma pendência. Por lei, temos de lacra para que não ocorra um questionamento na justiça eleitoral”, explica Fabrício.
“É importante que os cidadãos, os partidos políticos e a imprensa fiscalizem no dia da eleição, pois é nesse dia que ocorre a maior parte das fraudes”, explicou o técnico do judiciário, Fernando Jorge da Silva Souza.
Os equipamentos serão usados em Araxá e Tapira. No município são 214 seções eleitorais e 253 urnas no total, sendo uma para cada seção, e dessas, 25 são urnas de contingência, utilizada em caso de apresentação de problemas.
O próximo passo será a conferência visual das urnas, que consiste em ligar o equipamento para verificar se está funcionando corretamente. Elas ficarão na seda do Batalhão da PM até o dia 5, quando saem direto para os locais de votação.