Minas no Foco

Vagas do Pronatec para Araxá são cobradas na Tribuna da Câmara Municipal

Vereador Emílio Castilho acionou deputado Mario Heringer para tentar reverter situação junto ao MEC

O vereador Emílio de Paula Castilho usou a tribuna da Câmara Municipal na reunião desta terça-feira, dia 21, para abordar um assunto muito importante e que pode impactar de forma negativa na vida profissional de centenas de jovens e adolescentes do município. O parlamentar disse que, inexplicavelmente, Araxá não figura na lista dos municípios contemplados com vagas para Cursos Profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) designada via Medio Tec.

O parlamentar disse que teve acesso ao Edital Setec n° 01 de 2 de Março de 2017 que trata da apresentação de propostas para a oferta de vagas gratuitas em Cursos Técnicos e que pode constatar que Araxá não figura na relação dos municípios mineiros que serão contemplados. Ele disse que da região serão beneficiados os municípios de Patos e Minas com 600 vagas, Uberaba com 50 vagas e Uberlândia com 50 vagas.

“Nos reunimos esta semana com empresários de escolas de formação técnica e fomos informados deste grande absurdo. Imediatamente fizemos gestão junto ao deputado federal Mario Heringer em Brasília e o colocamos a par da situação. O deputado ficou de fazer gestão junto ao MEC para incluir Araxá na relação das cidades contempladas”, destacou Emílio de Paula Castilho.

O vereador disse, ainda, que desde 2014, Araxá sempre figurou na relação das cidades contempladas e que centenas de jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de se formar e entrar no competitivo mercado de trabalho. “Araxá vive um momento até então nunca visto, com as mineradoras e as grandes empresas demitindo funcionários em grande escala. Com este quadro negativo, não podemos nos dar ao luxo de perder cursos de qualificação técnica do Governo Federal”, arrematou.

O Programa

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 por meio da Lei 12.513 e tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios do Brasil. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.

Ascom Vereador Emílio de Paula Castilho

Compartilhe esta notícia:

Related Posts