Valorização da cultura e do folclore popular; festa é uma das mais tradicionais do Triângulo e Alto Paranaíba
De 02 a 05 de maio de 2019, Araxá, no Alto Paranaíba, vai sediar a edição 2019 do tradicional Encontro de Folia de Reis da Capela Mártir Filomena. Um evento popular que mistura cultura, arte, música, folclore e devoção. Tudo reunido em um único espaço. A edição 2019 do Encontro chega recheado de atrações culturais e artísticas, voltadas para toda a comunidade, com acessibilidade, conforto e segurança.
O evento terá como palco o Espaço Cultura da Capela da Mártir Filomena, na Rua Honório de Paiva Abreu, 505, Bairro Bela Vista. O Encontro é promovido pela Associação da Capela Mártir Filomena e realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e parceiros.
Este ano, a festa que já ficou famosa pelo resgate de uma tradição cultural e folclórica que ainda sobrevive em algumas cidades do interior do Brasil, deve receber em torno de 15 mil pessoas de Araxá, região, além outros Estados. Segundo o presidente da Associação da Capela Mártir Filomena, Elcimar Gilberto da Silva, é grande a expectativa da organização em relação ao sucesso da festa.
“Nós conseguimos um apoio cultural muito importante, que com certeza, vai nos ajudar na promoção de um evento de melhor qualidade e segurança para todos”, afirma Beto. Ele ainda acrescenta que a festa já virou tradição em toda região, afinal, é um evento popular que divulga as raízes culturais, mantendo vivo folclore regional do interior de Minas Gerais.
O Presidente também acrescente que o Encontro recebe pessoas de várias cidades de Minas e até de outros Estados. “Gente que vem atraída pela riqueza cultural e genuína da verdadeira arte que se expressa na tradição das Folias de Reis, que nas pequenas cidades do interior, ainda resistem ao tempo e é símbolo de fé, devoção e promoção social”, ressalta.
A festa em 2019 traz a expectativa de bater o recorde no número de grupos de folias participantes. “Estamos contando com a presença em torno de 50 grupos de Folias de Reis de Araxá, Ibiá, Sacramento, Uberaba, Perdizes, Uberlândia, Tapira, Campos Altos, Indianópolis, Três Marias, João Pinheiro e São Gotardo”, informa.
Durante os quatro dias do Encontro, o público tem várias atrações e atividades artísticas e culturais, como os shows de artistas locais, voltados para a valorização dos talentos regionais, com destaque para as apresentações de artistas instrumentais. Na agenda, Patrício e Gustavo, Dalila Severo e Leandro Sanfoneiro, Comitiva Magalhães e Zé Floresta e Silverinha Paraguai, apresentação dos Ternos de Ris, além exposição de artesanato sacro.
“Como sempre acontece no encerramento do nosso encontro cultural, no domingo, 05, vamos ofertar para os visitantes o café da manhã e, ao meio dia, será servido um almoço especial, feito no capricho por voluntários e amigos da associação. Toda a comunidade de Araxá e região está convidada para nos ajudar a fazer uma grande festa e, acima de tudo, conhecer e valorizar a arte verdadeira que resgata e preserva a nossa história cultural”, convida Beto.