Das organizações do chamado Sistema S, o Senar é o único que não tem na cidade
Ao usar a tribuna na reunião de terça feira (21), o vereador Carlos Roberto Rosa, enviou um requerimento ao presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Carlos Fernandes Xavier, pedindo que seja estudada a instalação de uma unidade para Araxá, que atenderia uma grande demanda de trabalhadores rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O Senar é como o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Todas essas organizações fazem parte do Sistema S. Araxá só não tem a unidade da Aprendizagem Rural, ou apenas Senar.
Segundo Carlos Roberto Rosa, o Planalto de Araxá, juntamente com cidades de Sacramento, Santa Juliana, Perdizes, Ibiá, Campos Altos, Tapira, Pratinha e Pedrinópolis, por exemplo, possuem uma grande quantidade de pessoas ligadas a atividade rural, que além do mais é uma área muito rica e geradora de mão de obra, que pode ser aprimorada com uma unidade do Senar. O requerimento foi enviado ao presidente do órgão.
Ascom Câmara de Vereadores de Araxá