Vice-presidente da Mesa Diretora pediu uma atenção com a localidade
Na reunião ordinária dessa terça feira (07), da Câmara Municipal de Araxá, o vereador Fabiano Santos Cunha, vice-presidente da Mesa Diretora, pediu ao secretário de segurança urbana e cidadania da Prefeitura, Élvio Bertoni, uma atenção especial com o estacionamento do Estádio Fausto Alvim.
Segundo o parlamentar, no governo anterior, chegou a fazer esse pedido via tribuna. Agora, refaz a reivindicação, solicitando que o local seja fechado e que haja uma vigilância, principalmente aos finais de semana. A medida vai ajudar a combater casos de perturbação do sossego, consumo de bebidas e outras drogas, como acontece há algum tempo. A indicação, também assinada pelo vereador Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton) foi enviada, e agora o vereador aguarda uma resposta positiva.
Saúde da Escola
Outro destaque de Fabiano na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto foi a indicação enviada as secretárias de saúde e educação, respectivamente Lídia Jordão e Gessy Glória Lemos, pedindo um estudo para a implantação do Projeto Saúde na Escola. A proposta foi criada em 2007, por decreto federal e já funciona em diversas cidades brasileiras, com recursos federais para isso.
Fabiano contou que uma equipe de BH se colocou a disposição de Araxá para uma audiência pública de promoção e conhecimento do Projeto Saúde na Escola. Tem como objetivos desenvolver, ampliar e integrar ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e avaliação das condições de saúde dos estudantes da rede pública.
O público alvo são estudantes do Ensino Fundamental Diurno, de 6 a 14 anos, autorizados pelas famílias, e estudantes das unidades de Educação Infantil, participantes do PSE. Dentre as ações da proposta estão campanhas educativas, oficinas temáticas, palestras, gincanas, rodas de conversa, feiras, seminários, atividades artísticas e culturais. O PSE trabalha temas como saúde bucal, alimentação saudável, atividade física, sexualidade, violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bullying.
Combate a dengue na região
Outra indicação feita na reunião dessa terça (07) pelo vice-presidente da Mesa Diretora foi para a Associação dos Municipios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), pedindo um estudo para a possibilidade de participação da entidade nas medidas regionais de combate a dengue.
Seria uma forma de consorcio que a Ampla poderia fazer parte e que, por exemplo, poderia culminar com a aquisição de um carro fumacê para atender aos municipios que fazem parte da associação. Atualmente, qualquer cidade que precise do recurso, tem que esperar a unidade que fica lotada na cidade de Uberaba, onde está a Superintendência Regional de Saúde. Com o consorcio, o combate seria mais eficaz e rápido.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha