Foi relatada ao vereador a necessidade de uma pequena reforma e adequações na estrutura física
O vereador José Maria Lemos Junior, o Juninho da Farmácia (DEM) visitou nesta semana o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Araxá para receber demandas relativas ao funcionamento da unidade, sendo recepcionado pela coordenadora Jussara Lúcia de Oliveira.
Atualmente, o Sine de Araxá está com sobrecarga nos atendimentos á população em função da falta de pessoal. A unidade recentemente conta com quatro pessoas para este fim, mas somente duas delas estão habilitadas ao atendimento com senha (acesso) ao sistema informatizado.
Com isso, ainda é necessária a cessão de pelo menos mais dois servidores efetivos do Estado ou da Prefeitura Municipal para que o atendimento ao público seja normalizado, com curso de qualificação e aprovação em prova escrita para atendimento com senha aos que ainda não tem certificação. Em janeiro passado, o Sine perdeu três servidores que eram cedidos pelo Estado que retornaram às suas atividades e atualmente recebeu dois servidores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Além da questão do atendimento, foi relatada ao vereador a necessidade de uma pequena reforma e adequações na estrutura física da unidade situada na rua Calimério Guimarães, que está prejudicada com infiltrações e goteiras e as paredes de estrutura metálica absorvem o calor para dentro das salas de atendimento, prejudicando funcionários e computadores que frequentemente necessitam de manutenção, e a luz solar em pontos onde não há cortinas está comprometendo mobiliário e equipamentos.
Outras demandas apresentadas foram quanto à volta da realização de cursos profissionalizantes, que o Estado não fornece desde a inauguração da nova unidade do Sine há dois anos, e também o apoio de mais empresas da cidade para divulgação de vagas.
A coordenadora Jussara ainda fez questão de ressaltar que apesar das dificuldades, as metas têm sido cumpridas, inclusive a média de inserções mensais no mercado de trabalho praticamente dobrou, subindo de 89 para 150 colocações em Araxá e mais sete municípios da região abrangidos pela unidade.
Juninho se colocou à disposição para viabilizar as demandas do Sine junto ao Poder Público e aos segmentos empresariais, apresentando Indicações na tribuna da Câmara na reunião ordinária da última terça-feira (6).
C/ Ascom