Samir Cecílio defende a preservação do local, que é o berço da civilização do Triângulo Mineiro
O vereador Samir Cecílio Filho (PR) quer promover o resgate histórico e cultural do Desemboque. A região, situada no município de Sacramento, é considerada o berço cultural do Triângulo Mineiro. Hoje aconteceu uma visita ao chamado Marco Zero, na região do Lageado.
A visita técnica é uma continuidade da ocorrida na semana passada no Desemboque, onde o vereador esteve acompanhado do professor e historiador Pedro Coutinho, bem como dos professores Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino.
A jornalista Evacira Coraspe também acompanhou a visita e vai fazer um documentário para o Canal Câmara, que deverá ser exibido em breve. Na visita de amanhã, a equipe vai concluir os levantamentos históricos necessários, assim como o documentário.
A história do Desemboque começou no século XVIII, quando a região era habitada por índios e negros, passando também a ser frequentada por mineiros, que trabalhavam na extração de ouro das minas.
Em 1984 o então deputado estadual Samir Cecílio (pai do vereador), foi autor da Lei que tombou como patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais as duas igrejas do Desemboque, a Nossa Senhora do Rosário e a Nossa Senhora do Desterro. De acordo com o vereador, são várias motivações que o levaram a tomar a iniciativa, mas a principal é a preservação da memória, “afinal é o berço da civilização de toda esta região e nós fazemos parte deste contexto. É importante procurarmos conhecer mais, divulgar e despertar interesse nas pessoas, principalmente nos mais jovens”, disse Samir.
Ainda segundo o vice-presidente da Câmara, “é preciso trabalhar a importância da preservação da memória, pois quanto melhor e mais rica é a história, certamente teremos um futuro mais promissor, com um maior desenvolvimento humano”. Para ele, nos dias atuais, com tanta informação e tecnologia, “as pessoas às vezes não têm nem a oportunidade de saber da existência e importância deste local”.
Sobre as presenças dos historiadores e professores, Samir explicou que o principal é o conhecimento que os mesmos têm da história, e sabem o que está acontecendo com o passar do tempo, se o local está sendo preservado ou não. Sobre as igrejas, o vereador avaliou que ambas estão razoavelmente preservadas, mas entende que, principalmente na parte interna deveriam estar mais bem conservadas, sobretudo na Nossa Senhora do Desterro, que possui mais detalhes e peças antigas, as quais já estão se danificando pela ação do tempo e cupins.
“É preciso criar um ciclo virtuoso, pois certamente se hoje tivéssemos um grande fluxo de turistas, teríamos também uma preocupação ainda maior com a preservação”, avaliou Samir. Mesmo assim, segundo ele, é preciso incrementar o turismo na região e ao mesmo tempo conservar o que existe no local.
Ao final da primeira visita técnica, o vereador avaliou que o Desemboque possui um incrível potencial turístico, começando pela topografia, que é a síntese do Estado de Minas. “É um lugar com igrejas do século XXVIII, com imóveis da época, ainda intactos, monumentos, que têm um apelo turístico muito grande. Eu entendo que este lugar deveria ser incluído em circuitos turísticos da região”, disse Samir.
O vereador afirmou que pretende sensibilizar outros vereadores e entrar em contato com o governo estadual, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para que inclua o Desemboque nestes roteiros turísticos. “O mundo hoje busca o turismo. Não existe nenhuma indústria que emprega mais mão de obra, com mais facilidade e diversidade que o turismo”, finalizou Samir.
C/ Ascom