Estão abertas inscrições para quem quiser acompanhar a geração de mídias, carga das urnas, definição das urnas para auditorias e teste de integridade
Em mais uma ação para ampliar a transparência do processo eleitoral e permitir que a população conheça detalhes da organização das eleições, o TRE-MG está com inscrições abertas para as pessoas interessadas em acompanhar de perto etapas importantes das Eleições 2022. As visitas guiadas acontecerão em Belo Horizonte, nos ambientes da geração de mídias, carga das urnas, definição das seções eleitorais que passarão por auditoria e realização do teste de integridade.
Qualquer pessoa pode participar. Basta fazer a inscrição no site do TRE-MG. O acesso aos ambientes só será possível para quem se inscrever, e os grupos de visitantes serão acompanhados por servidoras do Tribunal, que darão explicações sobre as atividades e responderão dúvidas dos participantes. Cada evento poderá receber até 10 pessoas. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada procedimento.
Geração de mídias (16/09) – a cerimônia de geração das mídias acontece nos cartórios eleitorais e se refere à importação dos dados e programas do banco das eleições para dispositivos móveis (como pen drives) para a posterior carga nas urnas.
Carga das urnas (18/09) – a cerimônia de carga oficial das urnas eletrônicas é o momento de transferência, para a memória interna da urna, dos programas e aplicativos utilizados no processo de votação, além dos dados da zona eleitoral, município, seção, local de votação, eleitoras e eleitores, partidos, federações, coligações, candidatas e candidatos.
Definição das urnas para auditoria (1º/10) – a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza uma audiência pública para definição – por escolha ou sorteio – das seções que serão auditadas no dia da eleição, por meio do teste de integridade das urnas e teste de autenticidade dos sistemas. A audiência acontece na sede do TRE-MG e é transmitida ao vivo no YouTube. Serão definidas 33 urnas para o teste de integridade e 10 urnas para o teste de autenticidade dos sistemas.
Teste de integridade (02/10) – essa auditoria simula uma votação oficial e acontece simultaneamente ao pleito, no dia da eleição. Ao longo do dia, cada voto registrado em cédulas de papel por representantes dos partidos é apresentado aos fiscais, e, em seguida, é digitado em um sistema de controle e replicado na urna eletrônica. Ao final do dia, é feita a apuração das cédulas de papel e apurado o resultado com os boletins impressos pelas urnas sorteadas.
Várias entidades, como o Ministério Público, a OAB, os partidos políticos e as Forças Armadas, já são convidadas para acompanhar esses procedimentos. Em 2018, o TRE-MG realizou pela primeira vez as visitas guiadas. Neste ano, abriu novamente a oportunidade para cidadãs e cidadãos também poderem ver de perto o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e comprovar a segurança do processo eletrônico de votação.
Saiba mais sobre a Visita Guiada.