Hemominas deve realizar avaliação do local no mês de outubro
Na tarde dessa terça-feira (24), durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, o Vereador Fabiano Santos Cunha (REPUBLICANOS) comentou que a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Araxá, que é um braço dos Hemocentros para que sejam facilitadas as doações de sangue pela população, está mais perto de acontecer. Sempre atento a essa demanda, o parlamentar tem procurado informações com os órgãos competentes sobre os trâmites que seguem, no intuito que a cidade receba o PACE.
Em breve, segundo informou o Vereador, o Hemominas deve realizar em Araxá uma visita técnica para analisar o processo de instalação do Posto Avançado na cidade. “A instalação do PACE em Araxá está mais perto e temos acompanhado o passo a passo para que possamos ter esse posto. Essa ação tem a parceria da Santa Casa de Misericórdia, que entra com a estrutura do Centro de Quimioterapia, que tem o espaço necessário e consegue atender aos setores que o PACE exige para o funcionamento, a Secretaria de Saúde que é responsável pela contratação do médico hematologista, enfermeiros e limpeza, o Hemominas de Uberaba que oferece o material e treinamentos, o Uniaraxá, que é parceiro na cessão de estagiários para auxiliar os atendimentos e coletas e a Associação Sangue Bom, que já presta um grande trabalho na busca dos doadores de sangue na cidade”, aponta o Vereador.
O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura e Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Hoje, apenas as cidades de Araguari, Bom Despacho, Lavras, Leopoldina e Muriaé tem um Posto de Coleta nesses moldes em todo estado.
“Visitei o Hemocentro em Uberaba, que é o responsável por abastecer a nossa cidade e fomos muito bem recebidos. Esse Posto de Coleta seria de grande auxílio, já que os doadores de sangue de Araxá precisam ir até Uberaba, enfrentando os riscos da BR-262 e muitas pessoas, que querem doar, se sentem impedidas por conta da necessidade dessa viagem. Então, o PACE em Araxá é de extrema importância para que mais pessoas possam ser doadoras e que o Hemocentro e os bancos de sangue dos hospitais da cidade estejam sempre abastecidos para salvar as vidas das pessoas que precisam de uma transfusão”, explica.
Farmácia Solidária
Comentando a reinauguração da Unidade Integrada de Saúde de Araxá (UNISA), no Setor Oeste da cidade, na manhã dessa terça-feira (24), o Vereador Fabiano Santos Cunha (REPUBLICANOS) abordou o lançamento do Programa Farmácia Solidária, que visa recolher e destinar medicamentos, que muita gente tem em casa sem uso, para as pessoas carentes, ou, em caso de estarem inservíveis, seja por data de validade ou por armazenamento inadequado, serem descartados de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.
“Apresentamos esse projeto em 2016. Na época, o projeto foi bem recebido pelo Poder Executivo, mas, por se tratar de ano e período eleitoral, ele não pode ser realizado. Ficou então o compromisso de que ele seria implantado posteriormente. É um projeto que existe em muitas cidades do Brasil com grande sucesso. O Programa tem como pontos de coleta todas as unidades de saúde e profissionais adequados para fazer a triagem. Firmamos ainda parceria com a Fundação Maçônica e o Rotary Club Araxá, que vão auxiliar nas campanhas de arrecadação para o Programa”, informou Fabiano, que ainda agradeceu ao Vereador Luiz Carlos Bittencourt, que foi outro entusiasta dessa proposta na Tribuna da Câmara.
Resumo da Tribuna
A fila de pessoas que aguardam um procedimento de Cateterismo em Araxá está perto de ser atendida no Município. Depois de muitas reuniões em busca da solução, a Prefeitura de Araxá conseguiu realizar a licitação e credenciamento para a compra dos procedimentos na cidade. O Vereador Fabiano Santos Cunha (REPUBLICANOS) tem trabalhado há algum tempo esse assunto, em conversas diretas com a Secretária de Saúde, Diane Dutra.
“São apenas 54 procedimentos por ano, disponíveis para a nossa cidade, por meio da Gerencia Regional em Uberaba e esse número estava longe do ideal para atender a nossa população. Agora, com a compra dos procedimentos pelo Município, vidas podem ser salvas”, destaca Fabiano. O processo de credenciamento segue os ritos legais para ser realizado e em breve, os atendimentos poderão ser realizados. O investimento no serviço é da ordem de R$ 700 mil.
Encerrando seu tempo regimental, Fabiano apresentou uma Moção de Congratulações aos Hospital dos Brinquedos São Francisco de Assis, em Araxá. A entidade, que recebe, recupera e doa milhares de brinquedos a instituições do Brasil e de outros países, foi a única organização brasileira premiada, com 4.500 euros, em um concurso de uma empresa petroquímica que selecionou 14 projetos, entre 50 inscritos em todos mundo, para receber o prêmio. O valor vai ser investido nos brinquedos doados pelo Hospital São Francisco de Assis.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha