Minas no Foco

Covid-19: Campos Altos registra mais um caso positivo; Serra do Salitre tem 280 pessoas em isolamento domiciliar

Medeiros institui novas normas para evitar a contaminação; cidade segue nem nenhum caso positivo

Por Caio Ranieri

Mais uma pessoa foi diagnosticada com o novo coronavírus em Campos Altos, no Alto Paranaíba. A confirmação foi feita por meio de um teste rápido na segunda-feira (01). Trata-se de uma mulher de 31 anos, que teve contato com a outra paciente positivo para a doença.

A nova paciente fez o teste rápido que apontou positivo para o Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde, a mulher apresenta os sintomas, no entanto, seu estado de saúde é estável e não inspira cuidados. Ela ficará em isolamento social e sendo monitorada.

A Secretaria de Saúde do Município informou que vai acompanhar todas as pessoas que tiveram contato com os dois casos positivos. Em Serra do Salitre, onde foram confirmados 22 casos de uma vez, a cidade tem, segundo o boletim emitido na noite de segunda-feira (1º) 280 pessoas em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas como casos suspeitos. Já foram 25 casos positivos em Serra do Salitre e outros 16 aguardam resultados. Uma pessoa morreu e uma pessoa está internada.

No município de Medeiros, onde não há casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu novas medidas de prevenção e enfrentamento contra o novo Coronavírus. O Decreto 57/2020 estabelece muitas medidas, dentre elas o toque de recolher de 21h às 05h e a limitação do horário de 20h para o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais. O Decretou também criou o Disk Denúncia para a população denunciar aglomerações, inclusive em imóveis particulares e determina o uso obrigatório de máscara em ambientes públicos. O Decreto na íntegra pode acessado no seguinte link https://bit.ly/2ZrEzy6.

Em Patos de Minas são 78 casos confirmados, com 55 em recuperação domiciliar, quatro pacientes internados. Ao todo, 95 casos curados/descartados e a cidade tem uma morte confirmada. Dos casos internados, dois pacientes estão em estado grave, em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros dois estão estáveis.

A cidade de Pratinha confirmou mais um caso positivo. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município informou o caso oficialmente. Já são três confirmações e a Secretaria de Saúde já considera que Pratinha tem transmissão comunitária da doença.

No município de Ibiá foram notificados mais cinco casos e o óbito que estava em investigação, o resultado do exame foi negativo para COVID-19. O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em Araxá divulgou o perfil do terceiro óbito confirmado por Coronavírus na cidade. A morte que consta no Boletim, divulgado ontem (1º), trata-se de uma mulher de 90 anos, que tinha outras comorbidades. Acesse aqui o informativo de Araxá publicado dia 1º de junho.

Em Perdizes, foram três novos casos lançados no Boletim. Ao todo são 06 casos positivos e decorrem da testagem em massa feita nos funcionários da empresa da cidade. São resultados de testes rápidos. Os seis funcionários com resultado positivo não apresentam nenhum sintoma. Eles seguem isolados e monitorados. Dos 150 funcionários, já saíram os resultados de 72, entre os quais estão os positivos são esses informados.

Clésio Afonso Borges, Secretário da Saúde e Gestor do Comitê, informou que testagens em massa resultam imediatamente no aumento do número de casos. “A testagem em massa, como essa feita nesse grupo de 150 pessoas, aumenta o número de casos, já que o vírus está entre nós. Entre esses que resultaram positivo, tem gente que só soube do contato com o vírus em razão do exame, sem nenhum sintoma e nem desconforto”, disse. Os testes foram comprados pela empresa para aplicação nos colaboradores. O Comitê informa que “tanto avançar nas medidas como retroceder, são opções que podem ser adotadas pela Prefeitura na defesa da Saúde dos munícipes. O prefeito acompanha de perto a atuação dos técnicos da área da Saúde e vai avaliar, se necessário, a adoção de novas medidas”.

A Prefeitura reforça ainda mais a recomendação para o uso de máscara, o distanciamento social de dois metros e a regular higienização das mãos com água e sabão, ou álcool em gel e se possível, que as pessoas fiquem em casa.

Galeria de Boletins

Compartilhe esta notícia:

Related Posts